sexta-feira, 12 de junho de 2009

Suicídio na adolescência


Em uma noite de Domingo, recolhendo-se ao leito, você observa o telefone celular e percebe uma mensagem:

"Nossa colega morreu enforcada..."

Passam mil coisas em sua mente, você cogita a hipótese de ser 1º de abril, mas não pode ser, já estamos em 24 de maio (!); você acredita que seja uma brincadeira, mas quem brincaria com isso (?); você imagina que é absolutamente ridículo pensar que o fato pode ser verídico, mas e se for?

Então você se deita, e, na ilusão de ser mentira, adormece.

No outro dia, acorda, arruma-se e vai para o colégio, assim como um dia normal; mas ainda com a cabeça cheia de dúvidas... e medo.

Quando chega na escola, nota uma agitação e o mesmo olhar de dúvida e medo entre seus colegas de classe. A turma se junta e corre atrás do fato; e então descobrem o que não queriam: ninguém estava mentindo, o fato era absurdamente verdadeiro.

Se inicia um dia infernal, cheio de lágrimas, hipóteses, consolos, e ainda as dúvidas e os medos (multiplicadas).

Como pode alguém ter tamanha frieza? Seria este um ato de coragem ou de medo? Por quê? De que maneira?

Ninguém tem as respostas à essas perguntas, e o tempo só faz surgir mais delas.

Quase quatro anos ao lado de uma pessoa, e você não a conhecia; conversara com ela dois dias antes, e você não a conhecia; sabia muito da vida dela, e você não a conhecia; via a imagem de uma pessoa feliz, com a carteira de motorista recém tirada, e você não a conhecia.

Em um dia como este, surgem diversos pensamentos, filosofias; e tudo isso poderia resultar em filmes, livros, músicas, desenhos, o que fosse, tendo um enredo dramático.

Eu estou fazendo isso. Esse texto não é uma hipótese, ou uma experiência de vida alheia, é um relato pessoal. Estou triste, confusa e extremamente perdida. Uma colega alegre, cheia de vida, engraçada, "barraqueira", com muitas histórias vividas ao meu lado, hoje não está mais entre o mundo dos vivos.

Não compreendo o porquê, mas ela resolveu tirar a própria vida, enforcou-se; e isso não vai ser notícia porque a mídia não divulga esse tipo de coisa, para não motivar as pessoas. Sou contra. Isso está acontecendo, fatos como esse estão presentes na vida de muita gente.

Seria isso uma doença, a tal da depressão? Será mesmo que a culpada de tudo isso é a minha colega? Será que ela estava certa ao buscar essa solução?

Não. Esse é um ato de covardia, quem tem coragem continua enfrentando o desafio de viver. A culpa da situação não é de quem comete suicídio, é do que o leva a fazer isso. Essa não é a melhor solução, e acho que nem se pode classificar isso como tal; esse é apenas um jeito prático de acabar com os problemas, sem bravura para enfrentá-los.

O que concluo com tudo isso?

Há alguma coisa muito errada com o mundo.


Viviane Lauck

(Texto escrito em 25 de maio de 2009, mas postado em data posterior).

3 comentários:

Fenrir disse...

olha ...

essa é uma situação realmente catastrófica

deixa eu dar um relato

tenho uma amiga que estava com problemas, uma garota estava mal, desesperada e ja tinha cortado seus pulsos ...

eu pedi pra bota ela na conversa ...

conversamos e conversamos e conversamos

e consegui lhe mostrar o outro lado da moeda, hoje ela é feliz, quando ela olha pros pulsos ela não sabe por que o fez ...

não tenho curso de psicologia nem nada em especial mas imagino o que essa garota tinha ...

começa pelo fato de "a mulher" ser muito mais sentimental que o homem
e algumas, não tem com quem desabafar, acontecem diversas coisas em sua vida e ela prefere não comentar com ninguem, ela não tem confiança suficiente em alguem pra poder botar pra fora o rancor, tristeza ou seja la o que for, ela guarda tdo e isso fica corroendo por dentro, dai que surge o desespero e acontece o que aconteceu com essa sua amiga ...

pode ter acontecido muitas coisas, eu mesmo demonstro a todo mundo que estou sempre bem, sempre natural, mas tem vezes que meus sorrisos escondem o cara la dentro que ta agachado chorando sem motivos, esperando pra alguem dizer as exatas palavras que estão criando esse sentimento tão triste ...

uma coisa é certa
la onde ela esta
ela conseguiu se livrar de seus problemas, agora ela vai sempre ganhar o brilho do sol e da lua, e sempre estara observando por suas amigas, que infelizmente teve que deixar ...

^^

digo isso a todos que verem esse texto
se tem algum sentimento retraido, jogue pra fora, das amizades que vc tem, alguem sempre vai poder te escutar, até mesmo seus pais ...
não deixe isso ficar te corroendo por dentro ...

viviane, vc que é minha amiga a muito tempo, saiba que eu vou sempre estar aqui, se eu estiver online, vc vai ser bem vinda, independente do que for, conversar, desabafar, fofocar, nãoimporta

sou seu amigo, vou segurar suas lágrimas se for preciso, sempre vou te ajudar

^^

tenham uma ótima semana e como eu disse
sua amiga agora com certeza tem asas, vestido branco como algodão e sorriso tão doce quanto mel
e vai observar a todos que ela acabou deixando, e vai cuidar de cada um

^^

Anônimo disse...

uii.....
complicado...
ja tentei tirar minha vida... mas minha mãe pegou a carta que eu estava fazendu...e....descobriu tudo....ela foi parar nu hospital...fikei mal a pakas...
atéh hoji penso nas besteiras que fiz...mas todas serviraam como exemplo..beijo passa seu msn VIVI????
Beijos meu e-mail éh haackklein@bol.com.br manda aaii por favor preciso fla cm vc...
Beijo

Anônimo disse...

tira á propria vida ganha uma passagem direta para o inferno pois estar escrito na biblia ,, olha gente vamos se apegar á DEUS ,desejo á todos muita felicidades ok .....olá meu nome é luciano sou do estado da paraiba ,aqui o suicidio é muito dificil ,agente tem que por na cabeça que ninca estaremos sós , existe um Deus lá ém encima que nos ama muito e fica triste quando uns de seus filhos tiram á propria vida é triste mas sabendo que quando o ser humano se alguém quiser , me adicionar ?? meu msn lucianosantosjp@hotmail.com ...tanbém é meu msn ..